Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O que significa "Não precisais que alguém vos ensine"?

Senhor Jesus  Vem …

Lord Jesus Christ  Comes...





O que significa "Não precisais que alguém vos ensine"?

Luciano Rogerio de Souza

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.              (1 João 2. 27)


Este verso já produziu (e produz) várias interpretações erradas, heresias e conceitos errôneos. Por quê? Porque as pessoas (a maioria) são preguiçosas intelectualmente, não pesquisam, preferem ancorar em seu emotivismo ético, desprovido de lógica e razão!

UNÇÂO
O apóstolo João ensinou que os cristãos têm uma unção (Espírito Santo), que ensina todas as coisas! E o Espírito do Senhor é quem concede este ministério de ensino a igreja para o aperfeiçoamento dos santos (Efésios 4. 11, 12).
            Deus estruturou muito bem a igreja em todos os sentidos, levantando mestres para esta função. Os cristãos não precisavam de mestres e orientadores sobre temas espirituais (pois tinham a verdade) fora da igreja, como estava sucedendo nos dias de João. Muitos crentes estavam ignorando o ministério do mestre cristão, que é oficializado por Deus.
            Mas existe outra distorção deste versículo! São seguimentos (seitas) que ignoram e não aceitam este ministério instituído pelo Senhor. Pensando que os mesmos não necessitam de ensinadores, acreditando receber diretamente do Espírito Santo o verdadeiro ensino. É evidente que às vezes, o Espírito do Senhor nos ensina algo sem intermédio de um mestre, não se questiona isto! Contudo esta orientação recebida pelo Espírito da verdade, não pode entrar em choque com outra verdade bíblica! Por exemplo, às vezes, o Espírito Santo nos ensina diretamente, porém não posso ignorar a existência do ministério de um mestre, que foi constituído pelo próprio Senhor Jesus Cristo - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo (Efésios 4. 11, 12). Enumeras seitas ignoram esta lógica que é tão clara!

PERMANECE EM VÓS
            O ensino manifestado pelo Espírito Santo, sempre permanecerá no âmago do cristão, mesmo que o crente esquecer, O mesmo o lembrará. As doutrinas elucidadas pelo Santo Espírito, por meio dos mestres, são impactantes e marcantes! O resultado sempre produzirá transformações nas vidas dos ouvintes, a curto, médio e longo prazo! É evidente também que, pode ser resignado pelo ouvinte (livre arbítrio)! Entretanto todo aquele que atentar para o conteúdo ministrado (por mestres) na direção do Espírito da Verdade, permanecerá (no ensino) e o conduzirá a eternidade!

ALGUÉM
            João condenava o comportamento de alguns cristãos, que insatisfeito com o evangelho, procurava um “suposto conhecimento superior”, propagado pelos gnósticos. Este movimento herético do primeiro século, afirmava que a salvação era conquistada por meio de um conhecimento que só o gnosticismo (alguém) possuía. Eles tinham algumas técnicas favoráveis, como a oratória e a retórica que enfeitiçavam os ouvintes. Até mesmos os cristãos se deixaram se persuadir com suas doutrinas libertinas, que dava ênfase ao hedonismo. Com isso o verdadeiro ensino estava sendo abandonado, como acontece hoje também, diga se de passagem!
O Espírito Santo (unção) era o verdadeiro mestre, que levantava homens dentro da igreja, para edificação do corpo de Cristo, manifestado por meio do dom ministerial de mestre. E os cristãos não precisam de alguém (gnósticos) de fora para ensinarem verdades espirituais, pois os mestres estavam incumbidos e capacitados para tal ofício.

Confira também
O que significa sedes perfeito como Vosso Pai?

O que significa “deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai” em Lucas 9.59?

Por que a Morte de Jesus Escandalizou os Judeus?




Por que Israel se deixou seduzir pelos baalins?










SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial