Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

A Atual Síndrome de Gadara

Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  está  voltando … 

A Atual Síndrome de Gadara
Luciano Rogerio de Souza

Gadara (ou gerasa) era uma cidade da Palestina do primeiro século rica e opulenta. A economia daquela região era baseada na criação de porcos (considerado imundo pelos judeus devida a Lei Mosaica).
Nesta cidade Jesus Cristo libertou um jovem de uma legião (cerca de 6000 soldados) de demônios. Porem houve um incidente (conflito) entre o Salvador e os habitantes.
E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos
 (Marcos 5.16)
Observe que neste verso a preocupação dos gadarenos com os porcos é registrada (e acerca dos porcos). É verdade que eles ficaram surpreso com a libertação do endemoninhado, mas a questão da perda dos porcos também os incomodava.
O texto em apreço tem duas verdades que revela a cultura naquele lugar ou simplesmente a síndrome de Gadara. Havia uma apreensão para com os animais exacerbada, a qual considerava o ser humano em segundo plano. O fato de uma pessoa escrava do diabo ser liberta da prisão satânica, pouco tinha importância. Os porcos estavam em primeiro lugar.
Atualmente percebemos a ressurreição da síndrome de Gadara (cultura de Gadara), materializada numa ansiedade excessiva para com os animais em detrimento dos seres humanos. Hoje existem Ongs pata tudo. Há Ongs especialistas para cuidar de animais vitimas de maus tratos, abandonados, queimados, etc.
A depreciação do humano é algo irritante. Existem animais que vivem no luxo, no conforto! Seus donos gastam fortunas com os mesmos! Mas não ajudam os necessitados. Não tem coragem de contribuir para o Reino de Deus, o qual transforma vidas e libertas pessoas da garra de satã.
Outro aspecto da síndrome de Gadara é a questão financeira. O versículo em estudo nos mostra que está implícito a preocupação com o lado econômico, pois a perda dos porcos significava prejuízo.
Hoje a economia (finanças) interfere em tudo, até mesmo no relógio biológico do ser humano. Estabelece o “Horário de Verão”, para tão somente economizar dinheiro. E as pessoas? Ficam em segundo plano! Sofrem para adaptar o relógio biológico as regras que prioriza as finanças em lesão ao humano. E as igrejas cometem este erro?
É evidente que as igrejas praticam esta distorção (não a igreja verdadeira de Cristo composta de cristãos de várias denominações, que não aceitam esta realidade).  A preocupação com as finanças já alcançou a prioridade em diversas igrejas denominacionais. 
No final do mês a primazia são as entradas (finanças) e não as curas, as salvações (decisões) e os milagres. Tudo isto que é a manifestação da gloria de Deus (que raramente está acontecendo) é coisa secundária. As metas geralmente traçadas são financeiras. Quem não atingir as metas é destituídos do cargo (estou abordando do contexto eclesiástico).    
Vejam só o que aconteceu com o Salvador em Gadara por causa da cultura - E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos (Marcos 5.17). Não restou outra saída a não ser expulsar Jesus. Como hoje, o Cristo tem sido expulso de muitas igrejas, por privilegiar outras coisas de pouca importância para Deus. O ser humano (almas) está em primeiro lugar da lista de Jesus Cristo para receber a atenção.
A cultura da Gadara já adentrou nas igrejas! Encaro isto como um sinal da Volta de Cristo...


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial