Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Por que sou dizimista?

Senhor Jesus  Vem …
Lord Jesus Christ  Comes...








Por que sou dizimista?

A prática dos dízimos é um costume antigo (Gn. 14. 20)! Há  registros entre outros  povos que  praticavam. Alguns chegavam a dizimar 50% como os egípcios! Vários crentes reconhecem a prática somente no Antigo Testamento -  Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança (Ml. 3. 10). Mas pensando bem, fazendo uma boa exegese bíblica, as pessoas que dizem que é uma prática do velho testamento, estão erradas! Não conhecendo a língua portuguesa e a Bíblia. Chegam a dizer que Jesus não ensinou sobre os dízimos! Vamos analisar um texto de Mateus!

A polemica para alguns está no Novo Testamento! Iremos analisa Mateus 23. 23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Vamos meditar em outra versão (NTLH) -  Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.

Os judeus estavam esquecendo-se da justiça, da misericórdia e da fé. Mas Senhor Jesus  ensinou que estas coisas tinham que fazer  parte do dia a dia de um cristão fiel, juntamente com ato de dizimar (sem omitir aquelas; sem deixar de lado as outras).

A igreja primitiva não tinha problema com dízimos! Todos cristão dizimavam! Indo além dos 10% - então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos (Atos 4. 36, 37).

Mas existiam os cristãos infiéis, os materialistas, como   nos dias de hoje - 1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.6 Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram.7 Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas (Atos 5. 1-12).


Os cristãos além dizimar faziam coletas para os pobres, pois tinham isto com uma  piedade (esmolas), um  serviço ao Senhor Jesus -  Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por carta aprovardes para levar a vossa dádiva a Jerusalém (1 Co. 16. 1-3).

O cristão tem suas incumbências, algumas  responsabilidades, bem diferente do “evangelho da prosperidade” que está sendo apregoado hoje -  Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade (Ef. 4. 28).


E os  obreiros e seus sustentos? Não cabe a eu julga-los e  sim contribuir! Pois está é a vontade do Senhor! Estão envolvidos integralmente na obra do Mestre (Gl 6 .6 ;1 Tm. 5. 18; 1 Co. 9. 9 - 11) - 6 E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui; Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário; 9 Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois?10 Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto.11 Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias?

Portanto o cristão que não é dizimista, ele é um infiel, materialista, idolatra, mentiroso! Há um lugar para os infiéis - Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã (Ap. 22. 15, 16).





SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial