Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quem eram os resistentes da fortaleza Massada?

Quem eram os resistentes da fortaleza Massada?

Luciano Rogerio de Souza

Fortaleza Massada foi um lugar de refúgio contra inimigos, construída por Herodes, o Grande, que ficava próximo ao Mar Morto. Após a destruição de Jerusalém (70 d.C), pelo general Tito, os zelotes se refugiaram em Massada. Logo depois o império romano cercou a fortaleza.
Porém há uma confusão sobre os zelotes! Os zelotes lutavam contra o domínio dos romanos. Patriotas, não aceitavam se submeter aos gentios. Muitos pensam que os zelotes eram judeus. E não eram!
Boa parte da seita eram descendentes de Esaú (edomitas ou idumeus). Com o tempo, os edomitas, abandonaram a antiga religião tribal, aderindo ao judaísmo, identificando-se com os descendentes de Jacó (israelitas). Herodes, o Grande (miscigenação de edomita e árabe), era um idumeu.
Quem sabe o próprio diabo estava por de trás desta confusão (pensando que os obstinados de Massada fossem judeus). Para tão somente anular esta profecia – Por causa da violência contra teu irmão Jacó, te cobrirá a vergonha, e serás cortado para sempre (Obadias 10). Deus prometeu que os edomitas seriam extintos da face da terra, devido a sua maldade praticada ao seu irmão Jacó (israelitas).

O tempo do cumprimento desta palavra chegou em 73 d.C (após três anos de cerco a fortaleza). Os edomitas refugiados em Massada, tomaram uma decisão extrema: o suicídio coletivo sob alegação que não queriam morrer pelas mãos de incircuncisos. Os homens começaram a matar com espadas as crianças e mulheres. Depois foram os homens e, por fim o último se jogou sobre sua própria espada, cumprindo literalmente a profecia de Obadia! 

CONFIRA TAMBÉM




SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial