Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quem foi o profeta Joel?

Senhor Jesus  Vem …
Lord Jesus Christ  Comes...







Jesus  está  Voltando ...



Quem foi o profeta Joel?

Luciano Rogerio de Souza



Joel (significa Javé é Deus) fora um profeta levantado pelo Senhor. Ele vivia em Judá (Reino Sul), teoricamente em Jerusalém. Suas profecias dá vida ao livro que leva o seu nome, o qual é o segundo, da ordem que conhecemos como Profetas Menores. O livro é dividido em três capítulos.

Há pouco conhecimento sobre o profeta. As informações sobre Joel, que são mínimas, deriva do seu livro. O mesmo afirma que é filho de Petuel - PALAVRA do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel ( Joel. 1.1)

Joel atua como profeta na região de Jerusalém. Suas profecias estão divididas em duas partes. A primeira trata-se de uma lamentação, seguida de uma convocação para o arrependimento.

Uma seca (período sem chuva) e uma praga (gafanhotos) são os instrumentos de punição. Tais ferramentas do juízo divino geraram escassez de alimentos (fome) e várias desventuras despejadas sobre a nação judaica.

A praga de locustas detonou a vegetação. Destruindo os pastos dos gados e das ovelhas. Até as cascas das figueiras não foram poupadas. Em poucas horas a terra se tornou desolada. Afetando com a fome os animais como também o povo. Isto era o inicio do juízo de Deus sobre a idolatria praticada pela nação.

Deus cobrava um arrependimento imediato e genuíno em contraste com uma mera religiosidade - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal (Joel 2.13)

O livramento e salvação (atualmente salvação e a graça) eram oferecidos aos humildes e arrependidos. De igual forma, o apóstolo Pedro (ao usar o texto de Joel) chama os judeus para se arrependerem dos maus caminhos no dia do pentecostes.

Ele faz uma analogia dos gafanhotos a um grande exército conquistador - A sua aparência é como a de cavalos; e como cavaleiros assim correm. Como o estrondo de carros, irão saltando sobre os cumes dos montes, como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, posto em ordem para o combate. Diante dele temerão os povos; todos os rostos se tornarão enegrecidos (Joel 2. 4-6). Algumas das profecias são consideradas apocalípticas (para os nossos dias).

Os eruditos mais conservadores acreditam em verdades (profecias) escatológicas, bem profundas, aplicáveis ao período da igreja (ou dispensação da graça). De acordo com alguns doutos o livro foi escrito após o cativeiro babilônico e Joel fora contemporâneo de Esdras e Neemias.

A última parte do livro é tal como um assopro (benção, esperança, perdão). Na primeira, Deus dá uma espécie de mordida (fome, desgraça, maldição). A primeira revela o juízo de Deus. A segunda mostra a misericórdia do Senhor.

Deus prometeu enviar trigo e vinho novo (benção, alegria, cura e esperança) - E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios (Joel 2.19).

A maior profecia de Joel fora sobre a efusão do Espírito Santo - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito (Joel 2. 28,29). Profecia bem conhecida e vivenciada pela comunidade pentecostal. Esta promessa recebeu um teor de universalidade no discurso de Pedro. Quando afirmou aos judeus de várias nações, que estava se cumprindo o que havia dito o profeta Joel - Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo (Atos 2. 16-19).

Estudiosos faz ligação das profecias com o Armagedom (Apocalipses), ou seja, a invasão da Palestina pelas nações ( Jl. 2. 1-10). A derrota dos gentios (povos não judeus) seria mencionada em Joel 2.11. O arrependimento em massa por parte de Israel aparece em Joel 2. 12-17. Há menção também do derramamento do Espírito em escala mundial (Jl. 2. 12-17). O repatriamento dos judeus a terra prometida (que já se cumpriu) é descrita em Joel 3. 1-16. E por fim as bênçãos do Milênio estão abordadas em Jl. 3. 17-21.

Joel vaticina antecipamente o período da igreja, tempo que todas as nações, poderiam clamar e invocar o nome do Senhor (como acontece hoje) - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar (Joel 2.32).

CONFIRA TAMBÉM



SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial