Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre
Por que o profeta Habacuque disse que Deus viria de Temã?

Luciano Rogerio de Souza



O versículo três do capítulo três de Habacuque, tem provocado (e ainda provoca) curiosidade e dúvidas no coração de muitos leitores da Bíblia. A falta de explicação desta expressão no próprio trecho bíblico contribui ainda mais na intensificação das incógnitas para com o verso em apreço. Os leitores do livro Sagrado começam uma verdadeira mineração em busca de respostas! Compreendo muito bem que dúvidas sem resposta e algo desesperador e frustrante.


O versículo aqui em estima, pertence à oração do profeta em forma de canto. Habacuque usa a famosa linguagem poética. Por isso, quando o profeta falou que Deus viria de Temã, estava falando da grande região do Sinai. Lugar onde Moises e os hebreus receberam a Lei de Deus e avistaram sua presença visível sobre o monte Sinai que leva o nome da região. Este monte foi (é) o berço da fé dos israelitas.


Habacuque revelou-se que estava sintonizado com os escritos mosaicos, que afirmou em Deuteronômio capítulo trinta e três, verso três, que o Senhor veio do Sinai e resplandeceu desde o monte de Parã. Portanto Temã significa o mesmo que Edom e Parã representa o oeste de Edom.


A expressão (Hb. 3.3) traz consigo ainda outra verdade. A que Deus não tem lugar santo, para se manifestar. Ele pode vir e manifestar de qualquer localidade (onipresença). Talvez o próprio profeta, ainda não entendesse este conceito. O texto ensina que o Senhor poderia e pode vir de qualquer lado para socorrer e ajudar o seu povo. Pois o profeta vivia inconformado com a situação, de Deus usar como instrumento de punição, uma nação mais injusta e pagã (Assíria ou Babilônia), para corrigir os israelitas. No entanto, ele acreditava que o Todo Poderoso poderia vir de qualquer parte para destruir o opressor de seu povo.
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial